DEFESA E TECNOLOGIA

Em novo acordo, Marinha busca organizar setor de drones no Brasil

Parceria entre Marinha e Taurus Armas visa fortalecer a Base Industrial de Defesa e integrar o setor de drones, hoje fragmentado no país.

Por Sputinik Brasil Publicado em 20/02/2026 às 21:02
Marinha do Brasil e Taurus firmam acordo para desenvolver sistemas de drones armados no país. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), firmou um acordo com a Taurus Armas para o desenvolvimento de novos sistemas de armas leves, coletivas e, especialmente, drones armados. Mais do que uma iniciativa pontual, a parceria abre espaço para discussões sobre o fortalecimento da Base Industrial de Defesa brasileira e a incorporação de tendências tecnológicas, como a crescente "droneização" dos conflitos contemporâneos.

Em entrevista à Sputnik Brasil, o analista Pedro Paulo Rezende destaca que, embora o acordo envolva drones e munições vagantes — equipamentos de pequeno porte —, os impactos são positivos porque reduzem a dependência de fornecedores estrangeiros. "A Marinha pode utilizar esses armamentos em patrulhas pequenas, ampliando sua capacidade de dissuasão contra inimigos externos, já que são armamentos guiados. Em suma, é um avanço muito importante para a Marinha do Brasil. Basta observar o conflito na Ucrânia, onde Rússia e Ucrânia fazem uso intensivo desses equipamentos", analisa Rezende.

O especialista ressalta ainda a importância da participação do BNDES no acordo, apontando para um movimento relevante de financiamento estatal ao setor de defesa. Segundo ele, o setor de drones no Brasil é "extremamente pulverizado", com centenas de pequenas empresas buscando espaço e pouca integração industrial. "Esse é um setor no qual ainda não entramos de forma organizada", afirma Rezende.

Para o analista, o principal desafio será estruturar essa base produtiva e direcioná-la para projetos com aplicação militar real, evitando dispersão de recursos e sobreposição de iniciativas.