Lula defende maturidade e responsabilidade em relação com Trump
Presidente brasileiro destaca importância de diálogo construtivo com os EUA e cita temas como narcotráfico e terras raras
Líderes do Brasil e dos Estados Unidos devem se reunir em março, na Casa Branca, para discutir combate ao narcotráfico, crime organizado e cooperação em terras raras.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (20), em entrevista à TV indiana India Today, que a relação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, precisa ser conduzida com maturidade e responsabilidade, condizentes com a experiência de ambos.
Lula observou que Trump "age como se estivesse em um programa de TV", mas ressaltou que o republicano demonstrou "calma" e "tranquilidade" durante os encontros entre eles.
“Eu tenho 80 anos e ele fará 80 em junho do ano que vem. Portanto, dois homens de 80 anos não precisam brigar. Não precisamos fazer um espetáculo. Precisamos lidar seriamente com o que a idade nos impõe e chegar a um acordo que possa servir de exemplo para o mundo”, afirmou Lula.
Durante visita à Índia, o presidente também enfatizou que o Brasil busca manter uma relação diplomática construtiva com os Estados Unidos, baseada na cooperação e na busca de entendimentos que possam servir de referência internacional.
A reunião entre Lula e Trump está prevista para março, em Washington. O principal tema será o combate ao narcotráfico, pauta em que o presidente brasileiro defende uma atuação conjunta entre os dois países no enfrentamento ao crime organizado. Está prevista ainda a discussão sobre terras raras, recurso estratégico para a transição energética.
Por Sputinik Brasil