POLÍTICA INTERNACIONAL

Lula cancela participação em evento sobre Inteligência Artificial na Índia

Compromisso estendido com emissora local impede presença do presidente em debate sobre IA em Nova Délhi

Publicado em 20/02/2026 às 10:30
Lula cancela participação em evento sobre Inteligência Artificial na Índia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou, nesta sexta-feira (20), sua participação em um evento sobre Inteligência Artificial na Índia. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), que justificou o cancelamento por conta de outro compromisso que entrou na agenda do presidente.

Lula concedeu entrevista à emissora India Today TV nesta sexta-feira. O compromisso se estendeu além do previsto, impedindo sua presença no evento sobre IA. A entrevista será exibida a partir das 10h30 (horário de Brasília).

O encontro, intitulado "IA para o bem de todos: perspectivas brasileiras sobre o futuro da IA", aconteceria no centro de convenções Bharat Mandapam, em Nova Délhi, com início marcado para as 3h (horário de Brasília).

Além disso, Lula tem agendada para esta sexta-feira a visita ao novo escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Nova Délhi, prevista para as 8h30 (horário de Brasília).

Nesta quinta-feira, durante a abertura da cúpula sobre tecnologia, o presidente destacou o caráter dual da Inteligência Artificial e defendeu a necessidade de regulamentação das big techs. Em seu discurso, Lula alertou para os riscos de conteúdos manipulados por IA, que, segundo ele, "distorcem processos eleitorais e põem em risco a democracia", além de favorecerem a radicalização.

Em uma fala de pouco mais de sete minutos, lida na íntegra, Lula também criticou o avanço acelerado da quarta revolução industrial diante do que chamou de "recuo perigoso" do multilateralismo, ressaltando que o tema envolve questões éticas e políticas.

O presidente mencionou ainda iniciativas em andamento no Brasil, como a política de atração de investimentos em centros de dados e o marco regulatório da Inteligência Artificial.