Mendonça determina que Vorcaro não é obrigado a depor no Congresso
Ministro do STF garante direito de empresário optar por não comparecer em convocações parlamentares
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que o empresário Daniel Vorcaro não está obrigado a comparecer ao Congresso Nacional para prestar depoimento.
Segundo informações publicadas pelo portal Metrópoles, Vorcaro, banqueiro e proprietário do Banco Master, tem uma oitiva prevista para a próxima semana, mas poderá escolher se irá ou não atender à convocação feita por parlamentares.
A decisão ocorre em meio a uma disputa política sobre a presença do empresário no Legislativo. Por estar em prisão domiciliar, qualquer deslocamento de Vorcaro depende de autorização judicial e envolve logística especial, incluindo acompanhamento policial e custos que vêm sendo debatidos entre as autoridades.
O depoimento está relacionado às investigações do chamado caso Master, que apura supostas irregularidades financeiras e descontos indevidos em benefícios pagos pelo banco de Vorcaro. Por conta disso, o empresário foi convocado por diferentes comissões do Congresso, como a CPMI do INSS e a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Com informações de Sputnik Brasil