O Carnaval da sustentabilidade
Capitais brasileiras apostam em reciclagem e iniciativas para reduzir o impacto ambiental dos festejos.
O Carnaval, além de muita animação, impõe um grande desafio ambiental: o volume expressivo de resíduos gerados durante os festejos.
Para minimizar esse impacto, diversas capitais do país têm adotado estratégias voltadas ao descarte correto e à reciclagem. No Rio de Janeiro, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) desenvolve o projeto "Recicla Sapucaí", que busca conscientizar o público durante os desfiles na Marquês de Sapucaí.
O trabalho dos catadores também é essencial e ganha destaque em cidades como Recife, São Paulo e Salvador, onde a coleta de materiais recicláveis transforma lixo em oportunidade econômica para muitas famílias.
Para debater iniciativas de reciclagem e sustentabilidade no Carnaval, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa recebem Patricia Rosa, coordenadora do aplicativo Cataki, e Diego Carbonell, diretor de sustentabilidade da Liga RJ, responsável pelas agremiações da Série Ouro do Carnaval carioca. O programa já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.