Taxas de juros mantêm estabilidade e liquidez segue baixa à espera de Trump
Investidores monitoram discurso de Trump em Davos enquanto juros futuros apresentam leves oscilações e liquidez reduzida.
Os juros futuros operam próximos da estabilidade na manhã desta quarta-feira (21), com variações negativas discretas de um ou dois pontos-base, mesmo diante da queda do dólar frente ao real. Nos Estados Unidos, os juros dos Treasuries de longo prazo diminuem o ritmo de queda. O cenário ocorre após pesquisa eleitoral da Atlas/Intel apontar liderança do presidente Lula em todos os cenários, mas com redução da diferença em relação ao senador Flávio Bolsonaro em um eventual segundo turno. A liquidez segue baixa no mercado.
O investidor aguarda o discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, em meio a tensões com a Europa devido à intenção de Trump de assumir controle da Groenlândia. Mais cedo, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, deixou abruptamente um jantar exclusivo para convidados em Davos, após o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, iniciar críticas à Europa.
Às 9h30, a taxa de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2029 estava em 13,225%, ante 13,238% do ajuste anterior, e o DI para janeiro de 2031 registrava 13,555%, contra 13,570% no fechamento de terça-feira (20).