Acordo entre EUA e União Europeia é considerado estável, afirma secretário americano em Davos
Howard Lutnick destaca parceria comercial duradoura e anuncia investimentos em semicondutores durante encontro na Suíça
O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou nesta quarta-feira, 21, que o acordo comercial entre os EUA e a União Europeia (UE) é "muito duradouro". Segundo ele, ambos os lados atuam como aliados e devem alcançar um entendimento "bom para ambos". A declaração foi dada em entrevista à Fox Business durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.
Lutnick ressaltou ainda a importância estratégica da Groenlândia para os Estados Unidos, sugerindo que o tema também deveria ser relevante para a Europa. "A Groenlândia é importante para os EUA e, se é para os americanos, também deveria ser para a Europa", afirmou, acrescentando que Davos será palco de "muitas conversas".
O secretário destacou a prioridade dos EUA na fabricação doméstica de chips e semicondutores, como medida de proteção econômica. Ele anunciou que a administração norte-americana pretende investir US$ 1 trilhão no setor, embora não tenha detalhado o plano. "Vamos trazer empregos de volta para casa", reforçou, indicando que esse é um dos focos do governo.
Sobre a discussão envolvendo tarifas em análise na Suprema Corte, Lutnick demonstrou confiança na vitória da administração. Em relação à política monetária, ele avaliou que um crescimento de 6% para a economia americana é possível, caso o Federal Reserve reduza as taxas de juros. Lutnick também informou que os Estados Unidos estão conduzindo estudos sobre o uso de drones e robôs de origem chinesa.