Atritos entre EUA e Europa sobre a Groenlândia atrasam plano de recuperação da Ucrânia
Divergências sobre propostas de Trump e tensões diplomáticas adiam anúncio de pacote econômico bilionário para reconstrução ucraniana.
Divergências entre Estados Unidos e Europa sobre a Groenlândia estão atrasando o plano de recuperação da Ucrânia, segundo informações do jornal Financial Times. O impasse envolve a proposta do ex-presidente Donald Trump de adquirir a Groenlândia e a criação de um Conselho da Paz, o que interrompeu as negociações de um plano econômico para reconstrução da Ucrânia após o fim do conflito.
O anúncio do chamado "plano de prosperidade econômica", estimado em US$ 800 bilhões (cerca de R$ 4,1 trilhões), que seria oficializado por Ucrânia, EUA e União Europeia durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, foi adiado. Fontes ouvidas pelo jornal afirmam que os parceiros europeus não consideram conveniente realizar um grande evento público em meio às atuais tensões envolvendo Trump.
Apesar do adiamento, o projeto não foi descartado e pode ser assinado futuramente. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que só participará do evento em Davos caso os documentos sobre garantias de segurança e o plano econômico estejam prontos para assinatura.
Por Sputnik Brasil