JUSTIÇA INTERNACIONAL

Assassino de ex-premiê do Japão é condenado à prisão perpétua

Tetsuya Yamagami, de 45 anos, recebeu sentença máxima pelo assassinato de Shinzo Abe durante campanha eleitoral em Nara.

Publicado em 21/01/2026 às 07:51
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Tetsuya Yamagami, de 45 anos, foi condenado à prisão perpétua nesta quarta-feira, 21, pelo assassinato do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. O julgamento ocorreu no Tribunal Distrital de Nara, onde o réu já havia se declarado culpado.

Shinzo Abe, considerado um dos políticos mais influentes do Japão, exercia mandato como deputado após deixar o cargo de premiê. Ele foi morto em julho de 2022, enquanto participava de um evento de campanha eleitoral na cidade de Nara, no oeste do país. O crime chocou o Japão, conhecido por suas rigorosas leis de controle de armas.

Durante o julgamento, iniciado em outubro, Yamagami confessou o crime e afirmou que sua motivação foi uma mensagem em vídeo enviada por Abe a um grupo ligado à Igreja da Unificação. Segundo o réu, seu objetivo era prejudicar a igreja, que ele afirmava detestar, e expor a ligação da instituição com o ex-líder, de acordo com informações dos investigadores.

Os promotores solicitaram a pena de prisão perpétua, que foi acatada pelo tribunal. Já a defesa pedia uma sentença de, no máximo, 20 anos. Embora a legislação japonesa permita a pena de morte em casos de homicídio, ela só costuma ser aplicada quando há múltiplas vítimas, o que não ocorreu neste caso.