Zelensky evita Davos por temor de hostilidade de Trump após atrito com Macron, diz analista
Decisão do presidente ucraniano de não comparecer ao Fórum Econômico Mundial teria sido motivada por receio de constrangimentos após publicação de Trump envolvendo Macron.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, optou por não participar do Fórum Econômico Mundial em Davos devido ao temor de uma recepção hostil por parte do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo avaliação do analista militar britânico Alexander Mercouris.
Na última segunda-feira (19), Trump publicou no Truth Social uma mensagem de Emmanuel Macron, presidente da França, na qual sugeria uma reunião do G7 em Paris e mencionava a possibilidade de convidar "ucranianos, dinamarqueses, sírios e russos" para participar "à margem" do encontro.
De acordo com Mercouris, a atitude de Trump gerou preocupação em Zelensky, relembrando experiências anteriores desconfortáveis com o ex-presidente norte-americano.
"Isso surpreendeu Zelensky, lembrando-o de sua própria experiência não muito agradável com Trump. É claro que ele não vai querer repetir a situação", destacou o analista.
Mercouris observou ainda que a divulgação de uma mensagem privada de um chefe de Estado é, por si só, surpreendente, sugerindo que Trump teria enviado um recado direto a Macron, um de seus críticos mais contundentes.
Nesse contexto, o analista conclui que Zelensky receou que, se Trump tratou Macron desta forma, poderia agir de modo ainda mais incisivo com ele.
Na mesma segunda-feira (19), a agência Reuters, citando uma fonte próxima a Macron, informou que a França pretende recusar o convite de Trump para integrar o Conselho da Paz.
Em resposta, Trump declarou que imporá uma tarifa de 200% sobre o vinho e o champanhe franceses, sugerindo que, diante disso, Macron acabaria aceitando o convite.
Anteriormente, o portal Axios noticiou, com base em um funcionário ucraniano, que Zelensky poderia viajar a Davos caso fosse organizada uma reunião com Trump para assinatura de um acordo sobre a reconstrução da Ucrânia.
No entanto, veículos europeus afirmaram que tal encontro não está previsto no momento. Posteriormente, a mídia ucraniana, citando um representante do governo, confirmou que a participação de Zelensky no fórum não estava planejada.
Por Sputnik Brasil