DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Paraguai será membro fundador do Conselho de Paz para Gaza, diz chanceler

Ministro Rubén Ramírez Lezcano afirma que país participará do conselho, mas sem contribuições financeiras.

Publicado em 21/01/2026 às 05:19
Paraguai integra Conselho de Paz para Gaza como membro fundador, sem aporte financeiro. © AP Photo / Jose Luis Magana

O Paraguai será membro fundador do Conselho de Paz para Gaza, mas não realizará contribuições financeiras, conforme declarou o ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramírez Lezcano.

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a criação do Conselho de Paz para Gaza. O órgão contará com a participação do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, do enviado especial Steve Witkoff, do genro de Trump, Jared Kushner, do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, do presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e do vice-conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert Gabriel.

"O Paraguai será um membro fundador de pleno direito [...]. Mas não fará nenhuma contribuição", afirmou Ramírez Lezcano em vídeo publicado pelo Ministério das Relações Exteriores na rede social X.

Segundo o ministro, o Paraguai buscará promover o diálogo para alcançar uma paz duradoura em regiões de conflito.

Em meados de novembro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução proposta pelos Estados Unidos em apoio ao plano de Trump para a situação em Gaza. Treze dos quinze membros do conselho votaram a favor, enquanto Rússia e China se abstiveram. O plano prevê uma administração internacional temporária no enclave, a criação do Conselho de Paz presidido por Trump e o envio de uma força internacional de estabilização.

Por Sputnik Brasil