ECONOMIA INTERNACIONAL

Venezuela recebe US$ 300 milhões com venda de petróleo aos EUA

Presidente interina Delcy Rodríguez anuncia entrada dos recursos, que serão destinados ao pagamento de trabalhadores do país.

Publicado em 20/01/2026 às 23:17
Venda de petróleo à EUA gera US$ 300 milhões para a Venezuela, segundo presidente interina. © Foto / Site da PDVSA

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou que o país começou a receber receitas provenientes do recente acordo de comercialização de petróleo firmado com os Estados Unidos.

"Devemos informar que entraram 300 milhões de dólares provenientes da venda de petróleo. Esses recursos serão destinados a cobrir e financiar a renda de nossos trabalhadores e trabalhadoras", afirmou Rodríguez.

De acordo com a mandatária interina, os primeiros valores recebidos serão movimentados por meio de instituições bancárias nacionais e pelo Banco Central da Venezuela.

Em 7 de janeiro, poucos dias após um ataque de Washington à Venezuela, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que o país sul-americano forneceria entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo aos Estados Unidos.

Recentemente, Trump reuniu-se com representantes de empresas petrolíferas para incentivá-las a investir no setor energético venezuelano. No entanto, o setor privado norte-americano demonstrou ceticismo: Darren Woods, CEO da ExxonMobil, afirmou que, no atual cenário, o mercado venezuelano "não é atraente para investimentos".

Por Sputnik Brasil