A pedido de Lula, Gleisi Hoffmann vai disputar vaga no Senado pelo Paraná
Ministra da Secretaria de Relações Institucionais aceita convite do presidente e reforça chapa competitiva para 2026
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, irá concorrer ao Senado pelo Paraná nas eleições de 2026, atendendo a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme reportou o jornal O Globo nesta terça-feira (20).
Segundo a publicação, Gleisi se reuniu com Lula na semana passada e demonstrou entusiasmo ao aceitar o desafio de disputar uma vaga no Senado.
Inicialmente, a ministra cogitava deixar o cargo para concorrer à Câmara dos Deputados. No entanto, Lula avaliou que seu nome tem força suficiente para polarizar a disputa no Paraná. A possível chapa formada por Requião Filho (PDT) para o governo estadual e Gleisi para o Senado é considerada altamente competitiva pelo entorno do presidente.
Fontes ouvidas pela reportagem destacam que essa composição eleitoral poderia manter o governador Ratinho Júnior (PSD), potencial adversário de Lula na disputa presidencial, focado no cenário estadual.
Além disso, Gleisi lideraria uma aliança contra o senador Sergio Moro (União), que atualmente aparece à frente nas pesquisas, e contra o candidato que deverá ser indicado por Ratinho Júnior.
As eleições gerais de 2026 estão marcadas para o dia 4 de outubro, quando mais de 150 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Caso haja segundo turno, ele ocorrerá em 25 de outubro.
Com informações de Sputinik Brasil