Trump proíbe grandes investidores de comprarem casas unifamiliares nos EUA
Medida visa ampliar acesso à moradia para famílias e combater práticas anticompetitivas no setor imobiliário
Com o objetivo de preservar o estoque de casas para as famílias americanas e facilitar o acesso à moradia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira, 20, uma ordem executiva que impede grandes investidores institucionais de adquirirem casas unifamiliares que poderiam ser destinadas a famílias.
A determinação estabelece que o procurador-geral e o presidente da Comissão Federal de Comércio devem revisar aquisições substanciais — incluindo séries de compras — realizadas por grandes investidores no mercado de casas unifamiliares em diferentes regiões, com a finalidade de coibir práticas anticompetitivas e reforçar a aplicação das leis antitruste.
De acordo com a administração Trump, famílias jovens e trabalhadoras têm encontrado dificuldades para competir com empresas de Wall Street na compra de imóveis residenciais.
"Comprar e possuir uma casa há muito tempo é considerado o auge do sonho americano e uma forma de as famílias investirem e construírem patrimônio ao longo da vida. No entanto, devido à recente alta da inflação e às taxas de juros elevadas, provocadas pela administração anterior, esse sonho tem se tornado cada vez mais inacessível para muitos cidadãos, especialmente para os compradores de primeira viagem", destacou a Casa Branca em comunicado.