EXPORTAÇÕES AGROPECUÁRIAS

China encerra embargo e libera frango do RS mais de um ano após surto sanitário

Decisão reabre mercado para produtores gaúchos após suspensão provocada por casos de doenças aviárias.

Por Sputinik Brasil Publicado em 20/01/2026 às 21:49
China retoma importação de frango do RS após embargo causado por surto sanitário em 2024. © Jonas de Oliveira/ANPR/Fotos Públicas

A China encerrou o embargo à importação de carne de frango produzida no Rio Grande do Sul, conforme informou nesta terça-feira (20) o Ministério da Agricultura do Brasil.

A suspensão vigorava há um ano e meio, desde o surto da Doença de Newcastle registrado no estado em julho de 2024. A liberação foi oficializada em comunicado conjunto da Administração-Geral das Alfândegas da China e do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais do país asiático.

O embargo foi imposto após a detecção da doença em uma granja comercial no município de Anta Gorda (RS), que permaneceu em emergência zoossanitária por aproximadamente três semanas.

Em novembro de 2025, a China já havia liberado as importações de frango de outros estados brasileiros, mantendo, porém, a restrição para o Rio Grande do Sul.

Em maio do ano passado, o estado também registrou um caso de gripe aviária (influenza aviária) em uma granja no município de Montenegro. O surto resultou na suspensão total das exportações de carne de aves por parte de 21 países, incluindo China, África do Sul, Uruguai, Argentina, Índia, Paquistão e a União Europeia. Pouco mais de um mês depois, o Brasil foi declarado livre da gripe aviária.

A China é um dos principais mercados de destino do frango brasileiro e considerada estratégica para o equilíbrio do comércio internacional da proteína animal.

Atualmente, o Brasil exporta carne de frango para mais de 150 países, sendo a China o principal destino. Cerca de 65% da produção nacional permanece no mercado interno.