SAÚDE E POLÍTICA INTERNACIONAL

Por que Macron usou óculos escuros durante discurso no Fórum Econômico Mundial?

Presidente francês explicou o motivo do acessório inusitado durante fala em Davos e fez referência à determinação.

Publicado em 20/01/2026 às 19:38
Reprodução / Instagram

O presidente francês, Emmanuel Macron, chamou atenção nesta quinta-feira, 20, ao discursar no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, usando óculos escuros com lentes azuis. Durante sua fala, Macron destacou que não é momento para "novo imperialismo ou novo colonialismo", em referência ao presidente americano Donald Trump.

Apesar do posicionamento político, foram os óculos de sol que acabaram roubando a cena. Nas redes sociais, o acessório virou assunto e Macron chegou a ser comparado ao ator Tom Cruise.

De acordo com o jornal Le Parisien, o Palácio do Eliseu esclareceu que o presidente utiliza os óculos devido a um "pequeno vaso sanguíneo do olho que sangrou. Totalmente benigno".

Na quinta-feira anterior, 15, Macron já havia aparecido com o olho direito avermelhado durante visita às Forças Armadas na base aérea de Istres. Antes de discursar, ele se desculpou pela aparência e minimizou o ocorrido, afirmando ser "algo sem importância".

"Peço que desculpem a aparência desagradável do meu olho. É apenas algo sem importância. Vejam isso simplesmente como uma referência ao olho do tigre. Para aqueles que conhecem a referência, é um sinal de determinação", declarou o presidente francês.