INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

GM anuncia Thomas Owsianski, ex-Volks, como novo presidente na América do Sul

Executivo alemão retorna à GM para liderar a companhia durante fase de investimentos e transição tecnológica na região.

Publicado em 20/01/2026 às 15:00
Thomas Owsianski.avif

A General Motors (GM) anunciou nesta terça-feira (20) que o executivo alemão Thomas Owsianski assumirá, a partir de 1º de fevereiro, o cargo de presidente e diretor-geral da companhia na América do Sul, sucedendo Santiago Chamorro. A transição na liderança da GM na região já havia sido comunicada em novembro, quando foi divulgado que Chamorro deixaria o posto.

Owsianski retorna à GM após 13 anos em posições de destaque na Volkswagen, período em que ocupou diversas funções de liderança. Ele assume o comando da GM em um momento estratégico, com a montadora concluindo a primeira fase do investimento de R$ 7 bilhões iniciado no Brasil em 2024. Este ciclo inclui o lançamento dos primeiros modelos híbridos produzidos no País e a condução da empresa diante da transição tecnológica, marcada por um acordo de cooperação com a coreana Hyundai para compartilhar custos dos investimentos em eletrificação automotiva.

Em nota, a GM destacou que a nomeação de Owsianski acompanha o cenário de investimentos relevantes em andamento na América do Sul, com renovação e expansão do portfólio de produtos, avanço da eletrificação e fortalecimento da base industrial.

"A América do Sul tem fundamentos sólidos, uma base industrial cada vez mais competitiva e um enorme potencial de crescimento. Nossos investimentos estão criando as condições para novas fases de expansão do portfólio, adoção de tecnologias avançadas e geração de valor de longo prazo", afirmou Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente da GM Global Markets.

Segundo Harvey, Thomas Owsianski possui uma trajetória sólida de liderança em diferentes mercados e profundo conhecimento da região, qualificando-o para comandar a GM em sua próxima etapa de crescimento. O foco, segundo ele, será em competitividade, solidez dos negócios e sustentabilidade a longo prazo.

O novo presidente da GM na América do Sul conta com mais de 30 anos de experiência em posições de liderança nas áreas de vendas, marketing e operações no setor automotivo internacional. A montadora ressaltou, no anúncio, sua capacidade de aliar visão estratégica à execução, além do histórico de Owsianski na condução de organizações em ciclos complexos de transformação.

No início da carreira, Owsianski ocupou cargos executivos na GM Europa, atuando em áreas como marketing, serviços, vendas e pós-vendas. Posteriormente, transferiu-se para o grupo Volkswagen, onde foi chefe global de marketing e diretor de vendas e marketing da marca Skoda na China.

Em 2016, mudou-se para São Paulo para assumir a vice-presidência de vendas e marketing da Volkswagen na América do Sul. Após comandar a Audi na China e a Volkswagen na Argentina, voltou ao cargo na Volks entre setembro de 2020 e março de 2024. Seu último posto na empresa foi como vice-presidente de vendas na Europa.