FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

'Países chegaram à conclusão de que precisam construir maior autonomia', diz Carney em Davos

Primeiro-ministro do Canadá defende criação de nova ordem mundial diante de ameaças à estabilidade global durante discurso em Davos.

Publicado em 20/01/2026 às 14:48
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney Reprodução / Instagram

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou que a hegemonia americana, embora forneça estabilidade financeira, exige "outros sacrifícios" e que essa "barganha" já não funciona diante da fragmentação da integração global. Durante discurso preparado para o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, Carney destacou que países estão utilizando tarifas como "armas e vulnerabilidades a serem exploradas", sem citar diretamente os Estados Unidos.

"A arquitetura da resolução de problemas está sob ameaça. Todos os países chegaram à conclusão de que precisam construir maior autonomia, porque quando as regras não te protegem mais, você precisa se proteger", declarou o premiê.

Segundo Carney, a ordem mundial está ameaçada e não voltará a ser como antes, sendo este o momento "de criar uma nova". O líder canadense ressaltou ainda que os países não ficam desprovidos de poder sem os EUA, podendo construir uma "nova ordem" baseada em integridade territorial e soberania. "Vivemos uma guerra com grande rivalidade de poderes, em que os fortes acreditam poder agir livremente enquanto os mais fracos sofrem as consequências. Compliance não irá mais comprar segurança", afirmou.

Ele acrescentou que aceitar decisões de países mais fortes "simplesmente por aceitar" não representa soberania, mas sim uma "performance de soberania". Atualmente, observou, há uma intensa rivalidade de poderes entre as nações. "Integridade e regras precisam ser resilientes", concluiu Carney.