FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

Davos: EUA são boa conexão, mas precisamos de China, Índia e Mercosul, diz premiê do Canadá

Mark Carney destaca importância de ampliar parcerias econômicas e defende acordos comerciais com emergentes

Publicado em 20/01/2026 às 14:43
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou nesta terça-feira (20) que, embora os Estados Unidos sejam uma "boa conexão", é fundamental fortalecer laços com outras nações e blocos econômicos emergentes, como China, Índia, Tailândia e Mercosul. A declaração foi feita durante discurso preparado para o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

"É um erro não ter uma rede forte de conexões na economia global. Estamos calibrando nossas relações para que reflitam nossos valores", defendeu Carney, ao citar negociações de acordos comerciais já firmados e em andamento com os países mencionados.

O premiê destacou ainda que o Canadá está investindo no fortalecimento interno da economia, citando medidas como corte de impostos, retirada de barreiras comerciais e a decisão de dobrar os gastos com defesa até o fim da década, com o objetivo de impulsionar a indústria nacional.

Sobre os desafios geopolíticos, Carney comentou que as partes envolvidas nas negociações por um acordo de paz em Gaza ainda não atingiram as condições ideais para a resolução do conflito, reiterando que a solução passa pela criação de dois Estados. Ele enfatizou ainda a importância do protagonismo canadense: "Se o Canadá não está na mesa de negociação, está no menu".