POLÍTICA INTERNACIONAL

Kim Jong-un demite vice-premiê por 'incompetência' em projeto industrial

Líder norte-coreano reforça disciplina e pressiona equipe às vésperas de importante congresso do Partido dos Trabalhadores

Publicado em 20/01/2026 às 14:39
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, demitiu o vice-premiê Yang Sung Ho após problemas na modernização de uma fábrica, em uma ação para reforçar a disciplina entre os funcionários e cobrar melhores resultados antes do próximo congresso do Partido dos Trabalhadores.

A conferência, marcada para ocorrer pela primeira vez em cinco anos, é considerada um dos principais eventos de propaganda do regime norte-coreano. O encontro tem como objetivo revisar projetos anteriores, definir novas prioridades políticas e econômicas, além de promover mudanças no quadro de funcionários.

Durante um discurso realizado na segunda-feira, 19, que marcou o encerramento da primeira fase do plano de modernização do complexo industrial, Kim afirmou que o projeto sofreu "um prejuízo econômico considerável" em razão da "irresponsabilidade e incompetência" de membros da equipe.

Segundo a agência estatal KCNA, Kim relatou que já havia repreendido Yang por questões similares em uma reunião do partido realizada em dezembro, e que vinha monitorando sua atuação de perto. No entanto, constatou que o vice-premiê não demonstrava senso de responsabilidade.

"Para usar uma linguagem mais simples e figurativa, ele era como uma cabra puxando uma carroça de bois. Devemos encarar isso como um erro incidental em nosso processo de nomeação de pessoal", declarou Kim. "Poderíamos esperar que uma cabra puxasse uma carroça para um boi?"