PF deflagra operação contra tráfico internacional de cocaína do PCC
Ação cumpre mandados em cidades do interior de SP, capital e Corumbá (MS)
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (20) a Operação Expurgo, com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas promovido pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
A ação ocorre nas cidades de Piracicaba, Limeira, Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Botucatu, todas no interior de São Paulo. Mandados judiciais também estão sendo cumpridos na capital paulista e em Corumbá (MS), município que faz fronteira com a Bolívia.
Notícias relacionadas:
- Delegada é presa em São Paulo suspeita de ligação com PCC.
- Falta integrar polícias contra facções, diz promotor que investiga PCC.
- CPI do Crime ouve direção da PF e promotor que atua contra PCC.
Ao todo, foram expedidos pela Justiça Federal 12 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão. Segundo a PF, alguns dos traficantes investigados já se encontram presos.
Investigação
A investigação da PF foi iniciada após uma prisão em flagrante realizada em janeiro deste ano, em Limeira (SP), que resultou na detenção de 13 suspeitos, incluindo uma gestante. Dois adolescentes também foram apreendidos.
Durante a operação, os agentes localizaram 17 quilos de cocaína provenientes de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A droga estava acondicionada em cápsulas ingeridas pelos presos e tinha como destino final a cidade de São Paulo.