TRADIÇÃO RELIGIOSA

São Sebastião: quem foi o santo católico homenageado no feriado de 20 de janeiro

Conheça a história de São Sebastião, mártir cristão celebrado em diversas cidades brasileiras

Publicado em 20/01/2026 às 10:14
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Centenas de cidades brasileiras celebram nesta terça-feira, 20, o Dia de São Sebastião. Uma capital estadual, inclusive, tem o santo como padroeiro e foi batizada em sua homenagem: São Sebastião do Rio de Janeiro, hoje conhecida apenas como Rio de Janeiro.

Além da capital fluminense, outras 20 cidades brasileiras levam o nome do santo: São Sebastião (Alagoas); São Sebastião do Uatumã (Amazonas); São Sebastião do Passé (Bahia); São Sebastião da Bela Vista, São Sebastião da Vargem Alegre, São Sebastião do Anta, São Sebastião do Maranhão, São Sebastião do Oeste, São Sebastião do Paraíso, São Sebastião do Rio Preto e São Sebastião do Rio Verde (todas em Minas Gerais); São Sebastião da Boa Vista (Pará); São Sebastião de Lagoa da Roça e São Sebastião do Umbuzeiro (Paraíba); São Sebastião da Amoreira (Paraná); São Sebastião do Alto (Rio de Janeiro); São Sebastião do Caí (Rio Grande do Sul); duas cidades em São Paulo: São Sebastião e São Sebastião da Grama; e São Sebastião do Tocantins (Tocantins).

Quem foi São Sebastião

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), São Sebastião nasceu no século III, em Narbonne, cidade localizada atualmente na França, filho de pais originários de Milão, na Itália.

São Sebastião ingressou no exército romano e alcançou o posto de capitão da guarda imperial. Mesmo em ambiente hostil ao cristianismo, professava sua fé entre presos e companheiros do exército — prática proibida à época. Denunciado por um colega, foi preso e condenado à morte por flechadas, mas sobreviveu à execução.

Após se recuperar dos ferimentos, São Sebastião voltou a pregar o cristianismo e continuou convertendo militares e nobres, até ser novamente capturado e morto, desta vez por espancamento.