DEFESA E TECNOLOGIA MILITAR

Caça chinês J-20S poderá atingir porta-aviões dos EUA em eventual conflito, aponta revista

Nova versão de dois assentos do J-20 amplia capacidades da Força Aérea da China e pode ameaçar alvos estratégicos navais americanos.

Publicado em 20/01/2026 às 10:23
Caça chinês J-20S pode ameaçar porta-aviões dos EUA com nova versão de dois assentos. © AP Photo / Kin Cheung

Uma versão de dois assentos do caça chinês J-20 de quinta geração terá capacidade para atacar navios de superfície da Marinha dos Estados Unidos em caso de conflito, segundo reportagem do jornal 19FortyFive, que detalha as funções da aeronave.

O J-20S foi projetado para executar múltiplas missões, sendo capaz de atingir alvos estratégicos em terra e também alvos navais a grandes distâncias.

"O J-20S poderia, por exemplo, atacar porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos durante o conflito", destaca a publicação.

Apresentado oficialmente durante um show aéreo em Zhuhai, na China, em 2024, o J-20S é o primeiro caça de dois assentos da quinta geração no mundo. O copiloto deve operar drones de apoio em conjunto com o caça tripulado e processar informações provenientes dos sensores do J-20.

O J-20 pode transportar armamentos em compartimentos internos para manter a baixa visibilidade. Além disso, pode lançar até 12 mísseis PL-15 em suportes externos, embora isso comprometa a furtividade da aeronave.

Por Sputnik Brasil