UE reafirma compromisso total com segurança no Ártico, diz von der Leyen em Davos
Presidente da Comissão Europeia destaca estratégia de segurança e critica tarifas dos EUA sobre aliados europeus
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a União Europeia (UE) está "completamente comprometida" com a segurança no Ártico. A declaração foi feita nesta terça-feira, 20, durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Segundo von der Leyen, os países europeus estão desenvolvendo sua própria estratégia de segurança e fortalecendo sua presença na região ártica.
Ela também comentou sobre a sinalização do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas progressivas contra oito países europeus devido à questão da Groenlândia. Von der Leyen classificou a medida como um "erro", especialmente por se tratar de aliados históricos.
"Consideramos o pessoal dos EUA como nosso aliado e amigo. No ano passado, firmamos um acordo comercial com os americanos e, quando dois amigos apertam as mãos, isso deveria significar algo", destacou. Ela acrescentou que a resposta da UE será "estratégica e proporcional".
Von der Leyen ressaltou ainda que a União Europeia está promovendo um grande aumento de investimentos na Groenlândia e defendeu que tanto a ilha quanto o Reino da Dinamarca devem ter autonomia para decidir sobre seu próprio futuro.