Mulher é atingida por cabeça d’água em Ilhabela, fica submersa e é resgatada
Vítima foi arrastada pela correnteza em cachoeira durante fortes chuvas; bombeiros realizaram o salvamento
Uma mulher foi arrastada por uma cabeça d’água em uma cachoeira no bairro Barra Velha, em Ilhabela, nesta segunda-feira (19), durante as intensas chuvas que atingiram o Estado de São Paulo. A vítima chegou a ficar submersa e desaparecida, mas foi localizada e socorrida pelo Corpo de Bombeiros. O estado de saúde dela não foi informado.
O fenômeno conhecido como cabeça d’água ocorre quando há um aumento súbito no volume de um rio devido a chuvas intensas na cabeceira ou em áreas mais elevadas do curso d’água.
No litoral paulista, os volumes de chuva ultrapassaram 100 milímetros em diversas cidades, como Peruíbe (171 mm), Itanhaém (156 mm), Praia Grande (108 mm), São Vicente (105 mm) e Bertioga (102 mm). A queda de uma árvore na Rodovia Manoel da Nóbrega (SP-055), na altura de Itariri, chegou a interditar a pista, que foi liberada antes das 18h.
No Guarujá, uma árvore de grande porte caiu sobre a fiação elétrica na Avenida São Jorge, no bairro Pae Cara. A Defesa Civil e equipes da prefeitura realizaram o corte da árvore para desobstruir a via, sem necessidade de interdição de imóveis.
Em São Sebastião, imagens divulgadas pela Defesa Civil mostram fortes rajadas de vento na cidade, mas a velocidade não foi informada.
Na Região Metropolitana de São Paulo, mais de 121 mil imóveis ficaram sem energia elétrica no início da noite desta segunda-feira. Segundo balanço da Enel divulgado às 19h50, cerca de 80,1 mil clientes afetados eram da capital, o equivalente a 1,38% dos imóveis atendidos pela concessionária.