Trump confirma reunião em Davos para discutir Groenlândia e reforça posição dos EUA
Presidente americano diz que não há possibilidade de retrocesso sobre importância estratégica da Groenlândia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou uma conversa telefônica com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, para tratar sobre a situação da Groenlândia. O diálogo, divulgado por meio de publicação na rede Truth Social na madrugada desta terça-feira, foi considerado por Trump como "muito bom".
Trump confirmou que participará de uma reunião com líderes europeus em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial. O tema central será a importância estratégica da Groenlândia para a segurança internacional.
“Não há como retroceder. Sobre isso, todos concordam”, afirmou o presidente, ressaltando o consenso sobre o valor da ilha para os interesses dos Estados Unidos.
Trump também reiterou a posição dos EUA como principal garantidor da paz mundial. “E isso é feito, de forma bastante simples, através da FORÇA!”, escreveu. Segundo ele, o país mantém sua posição de potência global graças aos investimentos militares realizados tanto em seu primeiro mandato quanto na atual gestão.