GEOPOLÍTICA

Trump critica Reino Unido por devolver ilha estratégica com base militar dos EUA

Ex-presidente dos EUA chama decisão britânica de 'fraqueza' e alerta para avanços de China e Rússia

Publicado em 20/01/2026 às 07:10
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente o Reino Unido pela devolução da Ilha de Diego Garcia à antiga colônia britânica de Ilhas Maurício, no Oceano Índico. Segundo Trump, a decisão foi tomada "sem motivo algum" e coloca em risco uma base militar americana considerada por ele como vital.

"Não há dúvida de que China e Rússia notaram este ato de total fraqueza", escreveu Trump em sua rede social, Truth Social, nesta terça-feira, 20. Para ele, China e Rússia "são potências internacionais que apenas reconhecem a FORÇA".

Trump ainda afirmou que, sob sua liderança, "os Estados Unidos da América, apenas um ano depois da posse, são respeitados como nunca" graças ao uso da força.

O ex-presidente classificou a decisão do governo britânico como uma "grande estupidez" e acrescentou que esse é mais um motivo pelo qual acredita que os Estados Unidos deveriam assumir o controle da Groenlândia. "A Dinamarca e seus aliados europeus têm que FAZER A COISA CERTA", concluiu.

Na mesma publicação, Trump ironizou o Reino Unido ao chamá-lo de "nosso 'brilhante' aliado da Otan", em referência à Organização do Tratado do Atlântico Norte.