Turbina de avião pega fogo antes da decolagem em Florianópolis
Passageiros relatam momentos de tensão após incêndio em turbina de aeronave da Latam no Aeroporto Internacional de Florianópolis; voo foi cancelado e todos foram realocados.
Um avião da companhia Latam teve uma de suas turbinas incendiadas momentos antes da decolagem no Aeroporto Internacional de Florianópolis, em Santa Catarina, na tarde de domingo (18). A aeronave partiria com destino a Brasília (DF).
Uma passageira registrou em vídeo, pela janela, o momento em que a turbina começou a pegar fogo, já com o avião em movimento na pista. Devido ao incidente, a decolagem foi imediatamente suspensa e o voo cancelado.
Em nota, a Latam informou que interrompeu a decolagem "por questões técnicas e seguindo o protocolo previsto para esse tipo de situação". A companhia também afirmou ter prestado assistência aos passageiros, que foram realocados para outro voo na manhã desta segunda-feira (19).
Procurada, a Zurich Airport Brazil, concessionária responsável pela administração do aeroporto, não se manifestou até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para posicionamento.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também foram contatados, mas ainda não emitiram declarações.
Momentos de tensão a bordo
O advogado Rodrigo Aiache, passageiro do voo, relatou o clima de apreensão durante o incidente. "Eu fiquei com muito medo de ocorrer algo mais grave. Foi um momento de muita tensão. Houve um pequeno tumulto e o pessoal ficou bem apreensivo. Mas foi contornado e, graças a Deus, deu tudo certo", contou ao Estadão.
Aiache estava ao lado da passageira que gravou o vídeo da turbina em chamas. Ele elogiou a atuação da companhia aérea: "A empresa foi muito tranquila e profissional. Orientou bem. Não houve nenhum contratempo".
Os passageiros embarcaram em um novo voo (LA9000) na manhã desta segunda-feira, chegando a Brasília por volta das 7h15.
Em nota, a Latam reforçou que a segurança "é um valor primordial" para a empresa e destacou que segue "todas as normas e regulamentos aplicáveis para garantir uma operação segura para todos".