Partido Comunista do Vietnã define liderança e diretrizes até 2031
Congresso Nacional reúne mais de 1.500 delegados em Hanói para escolher líderes e traçar metas políticas e econômicas para o país.
O mais importante conclave político do Vietnã teve início nesta segunda-feira, 19, com a reunião do Partido Comunista, que detém o poder no país, para definir a nova liderança nacional e estabelecer as diretrizes políticas para os próximos cinco anos.
Ao todo, 1.586 delegados de todas as regiões do Vietnã participam do Congresso Nacional, realizado em Hanói. Este é o órgão máximo de decisão do partido, responsável por eleger a principal liderança e definir prioridades que irão orientar os rumos político e econômico do país.
Durante o evento, os delegados escolherão cerca de 200 integrantes para compor o Comitê Central do partido. Esse comitê, por sua vez, indicará de 17 a 19 membros para o influente Politburo, em um processo cuidadosamente organizado.
Além de decidir quem liderará o Vietnã até 2031, o Congresso também irá definir estratégias para que o sistema de partido único enfrente os desafios de um cenário internacional cada vez mais instável. O Vietnã, uma potência exportadora no Sudeste Asiático, mantém a meta ambiciosa de se tornar uma economia de alta renda até 2045, mesmo diante da intensificação da rivalidade entre Estados Unidos e China e da fragmentação da economia global.
Fonte: Associated Press.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.