TENSÃO COMERCIAL

UE pode responder a tarifas 'irracionais' dos EUA, diz chanceler alemão

Friedrich Merz afirma que bloco europeu está preparado para reagir a medidas protecionistas dos Estados Unidos

Publicado em 19/01/2026 às 15:12
Friedrich Merz Reprodução / Instagram

O chanceler alemão, Friedrich Merz, afirmou nesta segunda-feira (19) que a União Europeia está pronta para reagir caso os Estados Unidos imponham tarifas consideradas "irracionais" sobre produtos europeus.

"Não queremos essa escalada. Não queremos uma disputa comercial com os Estados Unidos", declarou Merz em coletiva de imprensa.

Apesar de buscar evitar conflitos, o chanceler ressaltou que o bloco europeu está preparado para adotar contramedidas se for necessário. "Mas se formos confrontados com tarifas que consideramos irracionais, então somos capazes de responder", enfatizou.

Merz informou ainda que o tema será debatido durante a cúpula da União Europeia, marcada para quinta-feira (22) em Bruxelas. Ele também pretende se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, na quarta-feira (21).

Em meio à tensão, embaixadores dos 27 países-membros da UE realizaram uma reunião de emergência no Chipre, no domingo (18), para discutir a imposição de tarifas progressivas pelos Estados Unidos sobre mercadorias de oito países europeus. A medida seria uma forma de pressionar por um acordo para a compra da Groenlândia, território autônomo pertencente ao Reino da Dinamarca.

No sábado (17), o presidente americano Donald Trump anunciou em uma rede social que as tarifas começarão em 10% a partir de 1º de fevereiro e poderão chegar a 25% em 1º de junho, caso não haja avanço nas negociações.

As tarifas afetam diretamente países como Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia.