TRAGÉDIA FERROVIÁRIA

Rússia envia condolências após acidente de trem que deixou 40 mortos na Espanha

Colisão entre trens de alta velocidade na Andaluzia mobiliza apoio internacional e deixa dezenas de vítimas.

Por Sputinik Brasil Publicado em 19/01/2026 às 18:56
Equipes de resgate atuam em local de colisão entre trens de alta velocidade na Andaluzia, Espanha. © AP Photo / Manu Fernandez

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia manifestou, nesta segunda-feira (19), solidariedade ao povo espanhol e às famílias atingidas pelo grave acidente ferroviário ocorrido no último domingo (18), no sul da Espanha.

"Moscou expressa suas sinceras condolências ao povo espanhol e às famílias e entes queridos das vítimas da desastrosa colisão de dois trens de passageiros de alta velocidade perto da cidade de Ademuz, em 18 de janeiro. A Rússia transmite palavras de apoio e conforto às famílias daqueles que perderam suas vidas e deseja uma rápida recuperação a todos os feridos", diz o comunicado.

O acidente ocorreu na noite de domingo, na comunidade autônoma da Andaluzia. Um trem que seguia de Málaga para Madri descarrilou e atingiu a linha férrea adjacente, colidindo com outro trem que vinha em sentido contrário, com destino a Huelva. Segundo o jornal espanhol ABC, ao menos 40 pessoas morreram e 41 foram hospitalizadas, sendo que doze permanecem em terapia intensiva.

Em resposta à tragédia, o governo espanhol e o governo regional da Andaluzia decretaram três dias de luto nacional. Os serviços ferroviários no trecho afetado seguem suspensos enquanto uma comissão especial investiga as causas do acidente.

De acordo com a imprensa espanhola, mais de 300 passageiros estavam a bordo do trem da empresa Iryo, enquanto o trem da companhia Renfe transportava mais de 100 pessoas.