TENSÃO DIPLOMÁTICA

Ministro francês diz que Europa quer convencer EUA, com firmeza e cortesia, de que não é fraca

Roland Lescure, ministro das Finanças da França, afirma que o bloco europeu responderá com determinação às novas tarifas dos EUA ligadas à Groenlândia.

Publicado em 19/01/2026 às 12:45
Ministro francês reforça postura firme da Europa diante das tarifas dos EUA relacionadas à Groenlândia. © AP Photo / Geert Vanden Wijngaert

A Europa pretende convencer os Estados Unidos, com firmeza e cortesia, de que não é fraca, afirmou nesta segunda-feira (19) o ministro das Finanças da França, Roland Lescure, em meio à polêmica sobre as novas tarifas anunciadas pelos EUA em razão da Groenlândia.

"Nosso objetivo nos próximos dias, semanas, trimestres e anos é convencer educada, mas firmemente, [o secretário do Tesouro] Scott Bessent de que ele está errado. A Europa não é fraca, a Europa é forte. E pode ser ainda mais forte", declarou Lescure em coletiva de imprensa ao lado do ministro alemão Lars Klingbeil. A transmissão foi realizada pelo canal do YouTube do Ministério das Finanças da Alemanha.

Anteriormente, o ministro francês já havia alertado Bessent de que qualquer tentativa de anexação da Groenlândia ultrapassaria uma "linha vermelha" e colocaria em risco as relações econômicas entre Estados Unidos e Europa.

No sábado (17), Donald Trump anunciou a imposição, a partir de fevereiro, de uma tarifa de 10% sobre produtos provenientes da Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia. Essa alíquota será posteriormente elevada para 25% e permanecerá em vigor até que os EUA concluam um acordo para comprar a Groenlândia.

Por Sputinik Brasil