GEOPOLÍTICA EUROPEIA

UE adota linha dura e ultrapassa limites impostos pela Rússia, avalia especialista

Pesquisador aponta que propostas da União Europeia para a Ucrânia desafiam interesses e limites russos, dificultando acordos.

Publicado em 19/01/2026 às 10:21
União Europeia adota postura rígida e desafia limites impostos pela Rússia nas negociações sobre a Ucrânia. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A União Europeia tem adotado uma postura mais rígida nas negociações sobre a Ucrânia, frequentemente ultrapassando os limites considerados inaceitáveis pela Rússia, segundo Zachary Paikin, pesquisador sênior do Quincy Institute. Em artigo publicado no Politico, Paikin afirma que o bloco europeu insiste repetidamente em propostas ineficazes durante as negociações, muitas vezes cruzando as chamadas 'linhas vermelhas' russas.

"O bloco insiste com demasiada frequência em propostas ineficazes durante as negociações, que cruzam as linhas vermelhas da Rússia, como no caso da ideia de uma 'coalizão dos dispostos' para enviar forças de dissuasão ao território ucraniano", escreveu o especialista.

Paikin ressalta ainda que a União Europeia demonstra dificuldade em aceitar soluções de compromisso, uma vez que, por décadas, rejeitou qualquer possibilidade de influência russa sobre os países vizinhos.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram

Por Sputnik Brasil