Número de mortos em colisão de trens na Espanha sobe para 39 e há 123 feridos
Acidente entre trens de alta velocidade no sul da Espanha deixa dezenas de vítimas e mobiliza equipes de resgate
Um trem de alta velocidade descarrilou no sul da Espanha neste domingo, 18, invadindo a via oposta e atingindo outro trem que vinha em sentido contrário, em um acidente que deixou ao menos 39 mortos e 123 feridos, segundo autoridades locais.
Antonio Sanz, conselheiro de saúde da região da Andaluzia, onde ocorreu a colisão, afirmou que as autoridades temem que o número de vítimas fatais possa aumentar.
O trem noturno, que fazia a rota Málaga-Madri, saiu dos trilhos e colidiu com uma composição que viajava de Madri para Huelva, também no sul do país, de acordo com a operadora ferroviária espanhola Adif.
Duas autoridades da Guarda Civil confirmaram o número de mortos à Associated Press por telefone e mensagem de texto. Elas falaram sob condição de anonimato, conforme as normas da corporação.
Os serviços de emergência da Andaluzia informaram que, entre os feridos, 25 estão em estado grave.
María Belén Moya Rojas, chefe da Proteção Civil regional, declarou ao canal Canal Sur que o acidente aconteceu em uma área de difícil acesso. Moradores locais levaram cobertores e água ao local para auxiliar as vítimas, relatou.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou em uma postagem no X que acompanha as "notícias terríveis" vindas de Córdoba. "Esta noite vocês estão em meus pensamentos", escreveu ela em espanhol.
A Adif informou que os serviços ferroviários entre Madri e as cidades da Andaluzia estarão suspensos nesta segunda-feira, 19.
Com informações da Associated Press