EUA podem anexar parte do Canadá após aquisição da Groenlândia, sugere coronel americano
Ex-militar dos EUA avalia possíveis desdobramentos geopolíticos em meio a interesses americanos sobre a Groenlândia.
Os Estados Unidos podem cercar o Canadá e até anexar parte de seu território após uma possível adesão da Groenlândia ao país, afirmou o tenente-coronel aposentado do Exército dos EUA, Earl Rasmussen, em entrevista à Sputnik.
“Não ficaria surpreso se os Estados Unidos também anexassem parte do território do Canadá”, declarou Rasmussen ao comentar as potenciais consequências da incorporação da Groenlândia pelos EUA.
O militar classificou os acontecimentos envolvendo a Groenlândia como “incríveis”.
Em meio às reivindicações do então presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a Groenlândia, autoridades canadenses elaboraram planos para enviar um pequeno contingente de tropas à ilha, com o objetivo de realizar exercícios junto a outros membros da OTAN, segundo informou o jornal The Globe and Mail, citando dois altos funcionários do governo canadense.
Recentemente, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, diante das ameaças do líder americano Donald Trump de tomar a Groenlândia, relembrou o artigo cinco da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que prevê defesa coletiva caso um dos membros da aliança seja atacado.
Por Sputnik Brasil