Drones russos Lancet já inutilizaram mais de 4 mil equipamentos militares ucranianos
Modelo será apresentado em feira internacional nos Emirados Árabes Unidos em 2026, segundo estatal russa Rosoboronexport.
O sistema de drones Lancet, da Rússia, já inutilizou mais de 4 mil unidades de equipamentos militares das forças ucranianas. A versão de exportação do equipamento será lançada na exposição UMEX&SimTEX 2026, nos Emirados Árabes Unidos, segundo informou a estatal russa Rosoboronexport.
Durante a exposição e conferência internacional sobre sistemas não tripulados e equipamentos de treinamento UMEX&SimTEX 2026, que acontecerá em Abu Dhabi entre os dias 20 e 22 de janeiro de 2026, a Rosoboronexport apresentará soluções avançadas no campo de veículos aéreos não tripulados. O evento também contará com discussões sobre tendências e perspectivas do setor com delegações estrangeiras.
Entre os destaques do sistema modernizado Lancet-E, estarão o drone de reconhecimento Z-16E e as munições vagantes, conhecidas como drones kamikaze, com configuração dupla em X, Izdelie 51E e Izdelie 52E, desenvolvidas pela empresa ZALA.
A estatal ressalta que os principais diferenciais desses produtos são a baixa assinatura acústica e de dispersão, resistência a sistemas de guerra eletrônica, alta precisão de manobra, implantação rápida e facilidade de operação.
Segundo fontes abertas e análises de especialistas militares, o sistema Lancet já foi responsável por desativar mais de 4 mil equipamentos militares do Exército ucraniano durante a operação militar especial.
Por Sputnik Brasil