DESCOBERTA CIENTÍFICA

Cientistas encontram DNA de rinoceronte-lanoso em estômago de cria de lobo

Genoma completo do animal da Idade do Gelo foi extraído de restos preservados em filhote de lobo congelado

Publicado em 19/01/2026 às 02:42
Fragmento de carne de rinoceronte-lanoso foi analisado a partir do estômago de um filhote de lobo congelado. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, conseguiram extrair o genoma completo de um rinoceronte-lanoso a partir de um fragmento de carne preservado no estômago de uma cria de lobo congelada.

Esta é a primeira vez que cientistas obtêm um genoma animal completo da Idade do Gelo a partir de restos não digeridos encontrados no estômago de outro animal.

O material genético do rinoceronte foi comparado a dois espécimes mais antigos, com cerca de 18 mil e 49 mil anos, respectivamente. A análise revelou que o nível de endogamia e a diversidade genética eram semelhantes entre os três indivíduos.

Esses dados indicam que a população de rinocerontes-lanosos no nordeste da Sibéria permaneceu relativamente estável até sua extinção, sem sinais de degeneração genética a longo prazo. Portanto, a extinção teria ocorrido de forma rápida, e não por um declínio populacional gradual.

Fonte: Sputnik Brasil