Canadá avalia envio de tropas à Groenlândia em meio a exercícios da OTAN
Decisão visa fortalecer apoio à Dinamarca e responder a ameaças tarifárias dos EUA sobre a ilha
O governo canadense estuda enviar um pequeno contingente de soldados à Groenlândia para participar de exercícios militares coordenados pela Dinamarca no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), como forma de demonstrar solidariedade aos dinamarqueses, segundo informações do The Globe and Mail, que ouviu altos funcionários do governo.
De acordo com a reportagem, as Forças Armadas do Canadá aguardam a aprovação final do primeiro-ministro Mark Carney. Caso autorizada, a mobilização pode ocorrer já nesta semana. O jornal destaca ainda que o Canadá já mantém caças CF-18 e um helicóptero Cormorant posicionados na Groenlândia.
O premiê Mark Carney classificou as recentes ameaças de tarifas impostas pelos Estados Unidos em relação à Groenlândia como uma "intensificação preocupante" do cenário internacional, ressaltando que a OTAN tem capacidade para garantir a segurança da ilha.
A possível participação das tropas integra a Operação Arctic Endurance, um exercício da OTAN voltado a reforçar o compromisso dos aliados com a Dinamarca e a Groenlândia.
No sábado (17), o ex-presidente Donald Trump anunciou a aplicação, a partir de 1º de fevereiro, de uma tarifa de 10% contra Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia. O percentual deverá subir para 25% e permanecerá em vigor até que os Estados Unidos concluam um acordo para adquirir a Groenlândia.
Carney também destacou o artigo quinto da OTAN, que prevê defesa coletiva caso um dos membros da aliança seja atacado.
Com informações de Sputinik Brasil