ELEIÇÕES INTERNACIONAIS

Eleição presidencial em Portugal terá segundo turno inédito

Socialista António José Seguro e ultradireitista André Ventura disputarão presidência após votação histórica

Publicado em 18/01/2026 às 21:05
António José Seguro e André Ventura disputarão o segundo turno da eleição presidencial em Portugal. © AP Photo / Armando Franca

A eleição presidencial em Portugal, realizada neste domingo (18), terá um segundo turno inédito entre o socialista António José Seguro e o candidato da ultradireita, André Ventura. Seguro liderou o primeiro turno com cerca de 31% dos votos, enquanto Ventura ficou em segundo, com aproximadamente 24%.

A votação foi encerrada às 20h no horário local (17h em Brasília). Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna de Portugal, cerca de 46% dos mais de 11 milhões de eleitores compareceram às urnas. Cidadãos brasileiros residentes em Portugal, com estatuto de igualdade de direitos políticos, também participaram do pleito.

O segundo turno está marcado para 8 de fevereiro e marca a primeira vez em quatro décadas que a eleição presidencial portuguesa não é decidida em turno único.

O atual presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, de centro-direita, foi reeleito duas vezes. Menos de um ano atrás, o país realizou eleições legislativas para o Parlamento e para o cargo de primeiro-ministro.

Embora o presidente em Portugal tenha funções predominantemente cerimoniais, o cargo confere poderes relevantes, como comandar as Forças Armadas, dissolver o Parlamento, destituir o governo e convocar novas eleições.

Ex-líder do Partido Socialista, António José Seguro aparece como favorito para o segundo turno, segundo pesquisas, devido à alta rejeição ao candidato da direita.

Ventura, que concorreu à presidência em 2021 e obteve 11,9% dos votos, viu seu partido, o Chega!, crescer nas legislativas de maio passado, conquistando 22,8% dos votos e 60 deputados, tornando-se a principal força de oposição ao governo do conservador Luis Montenegro.

Por Sputnik Brasil