TENSÕES INTERNACIONAIS

Von der Leyen reafirma compromisso com soberania da Groenlândia e Dinamarca

Presidente da Comissão Europeia destaca união do bloco diante de pressões dos EUA e anuncia medidas para proteger interesses estratégicos

Publicado em 18/01/2026 às 19:00
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen Reprodução / Instagram

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, reafirmou neste domingo (18) o compromisso da União Europeia em garantir a soberania da Groenlândia e da Dinamarca, em meio à recente pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que manifestou interesse em adquirir o território dinamarquês.

Em publicação na rede social X, Von der Leyen relatou ter mantido conversas com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, o presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Friedrich Merz, e os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer, e da Itália, Giorgia Meloni.

“Juntos, reafirmamos nosso compromisso de defender a soberania da Groenlândia e do Reino da Dinamarca”, escreveu Von der Leyen.

A líder do principal órgão executivo da União Europeia também assegurou a intenção de “proteger sempre os interesses estratégicos e de segurança do bloco”. Segundo ela, “enfrentaremos esses desafios à nossa solidariedade europeia com firmeza e determinação”, sem mencionar Trump diretamente.

O posicionamento ocorre em meio ao agravamento das tensões entre Estados Unidos e Europa. No sábado, Trump anunciou a imposição de tarifas sobre oito países europeus que participaram de exercícios militares próximos à Groenlândia. Em resposta, a União Europeia avalia aplicar cerca de 93 bilhões de euros em sobretaxas aos produtos americanos, de acordo com o jornal Financial Times.