Groenlândia agradece apoio europeu diante de tarifas impostas por Trump
Países europeus reafirmam solidariedade à ilha após ameaças dos EUA sobre compra do território
A Groenlândia agradeceu neste domingo (18) o apoio contínuo de países europeus mesmo diante das tarifas punitivas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que busca anexar o território governado pela Dinamarca. Apoio à ilha do Ártico foi mantido apesar das pressões norte-americanas.
França, Alemanha, Reino Unido e outros países europeus enviaram pequenos contingentes militares para a Groenlândia a pedido da Dinamarca. A iniciativa motivou Trump a ameaçar com tarifas comerciais oito aliados europeus, exigindo permissão para a compra da ilha.
Notícias relacionadas:
- Trump quer tarifar países europeus contrários à compra da Groenlândia.
- Europeus ameaçados por EUA dizem que continuarão unidos por soberania.
- EUA querem Groenlândia para barrar China no Ártico, dizem analistas.
No sábado, líderes europeus alertaram para uma "perigosa espiral descendente" diante das ameaças tarifárias de Trump e reafirmaram o compromisso com a soberania da Dinamarca e o apoio à Groenlândia. Em reunião realizada neste domingo, os embaixadores dos 27 países da União Europeia discutiram estratégias de resposta às pressões norte-americanas.
"Vivemos em tempos extraordinários que exigem não apenas decência, mas também muita coragem", afirmou Naaja Nathanielsen, ministra do gabinete da Groenlândia responsável por negócios, energia e minerais, em comunicado oficial.
Trump argumenta que a Groenlândia é estratégica para a segurança dos EUA, devido à sua localização e aos recursos minerais, e não descarta o uso da força para conquistar o território, aumentando a preocupação europeia sobre um possível confronto direto entre países da Otan.
* É proibida a reprodução deste conteúdo.
