UE pode ameaçar EUA com retirada de bases militares da Europa, aponta mídia
The Economist sugere que Europa pode usar presença militar americana como instrumento de pressão em disputas com Washington.
A União Europeia (UE) tem alternativas para responder a violações de seus interesses por parte dos Estados Unidos, segundo análise publicada pela revista The Economist. Além de aceitar passivamente as ações norte-americanas, o bloco europeu pode adotar medidas de retaliação, incluindo a ameaça de expulsão das bases militares dos EUA instaladas em território europeu.
De acordo com a publicação, essa medida seria acompanhada do cancelamento do recente acordo comercial EUA–UE, considerado altamente vantajoso para Washington, além de possíveis sanções econômicas direcionadas a grandes empresas de tecnologia norte-americanas.
Sem as bases militares na Europa, que também funcionam como centros logísticos estratégicos, os Estados Unidos teriam “extrema dificuldade” para manter operações militares em países da África e do Oriente Médio, avalia a revista. Apesar de possuírem a Groenlândia, os EUA ainda dependem de instalações na Islândia, Reino Unido e Noruega para atuar no Ártico.
A influência europeia também é fundamental para a atuação norte-americana na América Latina. Como exemplo, a publicação cita a apreensão de um petroleiro venezuelano pelos EUA em 7 de janeiro, que contou com apoio logístico de aeródromos britânicos e suporte da Dinamarca.
Fonte: Sputinik Brasil