Empresário questiona influência dos EUA sobre decisões estratégicas da União Europeia
Kim Dotcom critica dependência europeia de armas e energia norte-americanas e levanta debate sobre autonomia do bloco
O empresário Kim Schmitz, conhecido como Kim Dotcom e fundador dos sites Megaupload e Mega, questionou o real comando da União Europeia (UE), ao destacar a crescente dependência do bloco em relação aos Estados Unidos para suprimentos de energia e armamentos.
"A UE entregou todas as suas armas à Ucrânia. Como resultado, a UE agora precisa comprar armas dos EUA para proteger a Groenlândia dos EUA. A UE compra energia dos EUA depois que eles explodiram o [gasoduto] Nord Stream. A UE também paga tarifas aos EUA. Quem dirige a UE?", escreveu Dotcom na rede social X.
A Groenlândia integra o Reino da Dinamarca, mas o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, já afirmou repetidas vezes que a ilha deveria se tornar parte dos Estados Unidos, ressaltando sua relevância estratégica para a segurança nacional americana.
A Groenlândia foi colônia dinamarquesa até 1953. Atualmente, permanece como território autônomo sob o reino dinamarquês, com autogoverno e autonomia para definir sua política interna desde 2009.
Com informações de Sputnik Brasil