MOBILIDADE URBANA

Ampliação da Av. Durval de Góes Monteiro entra na fase final em um dos trechos de obras

Com frentes simultâneas, serviços seguem em ritmo acelerado

Publicado em 18/01/2026 às 10:30
Obras de ampliação da Av. Durval de Góes Monteiro avançam para desafogar o trânsito em Maceió. Seminfra

As obras de ampliação da Avenida Durval de Góes Monteiro avançam em ritmo acelerado na região do bairro Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió. A construção de faixas laterais nos dois sentidos da via promete desafogar o trânsito e melhorar a mobilidade urbana em um dos principais corredores viários da capital alagoana.

Atualmente, os trabalhos se concentram na etapa 2A, que abrange um trecho de 1,1 km entre a Tupan e a Churrascaria Stella Maris. No sentido Aeroporto, os serviços já estão na fase de acabamentos finais e próximos da liberação do tráfego de veículos. No sentido Centro, as equipes atuam na implantação de drenagem, urbanização e pavimentação em diferentes pontos da nova faixa lateral.

Após a conclusão da etapa 2A, a obra seguirá para a fase 2B, que prevê a construção de mais 2,4 km de vias laterais, entre a Churrascaria Stella Maris e o viaduto da antiga Polícia Rodoviária Federal.

Além das intervenções em andamento, a Secretaria de Infraestrutura de Maceió (Seminfra) já entregou 2,2 km de ampliação da avenida, no trecho entre a Facima e a Tupan. No total, a obra entregará 6 km de vias laterais à população ao final de todas as etapas.

Rodrigo Cunha, vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Maceió, destaca a importância da intervenção para o fluxo de veículos na região. “A ampliação da Durval de Góes é uma obra fundamental para o nosso município e terá influência direta na melhoria da mobilidade da parte alta. Nosso objetivo é reduzir congestionamentos e organizar o trânsito, para que a população tenha mais conforto e se sinta mais segura”, afirma.

A obra integra o Termo de Acordo Socioambiental firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) e do município de Maceió.