Pentágono coloca 1.500 soldados em prontidão para possível envio a Minnesota, diz mídia
Medida ocorre após Trump ameaçar invocar Lei de Insurreição diante de protestos intensificados no estado
Pentágono ordena prontidão de 1.500 soldados para possível envio a Minnesota. A decisão foi tomada após o presidente Donald Trump ameaçar invocar a Lei de Insurreição, em resposta à onda de protestos no estado, segundo informou o The Washington Post. Fontes do Departamento de Defesa classificaram a ação como uma medida de "planejamento preventivo", caso a situação em Minnesota se agrave.
A Casa Branca ressaltou que é comum o Departamento de Defesa se preparar para "qualquer decisão que o presidente possa tomar ou não". Caso seja efetivada, esta será a primeira vez desde 1992, durante os distúrbios de Los Angeles, que a Lei de Insurreição será aplicada.
Trump chegou a ameaçar, em suas redes sociais, acionar a Lei de Insurreição caso as autoridades estaduais não conseguissem conter os confrontos entre agentes do ICE e manifestantes. Posteriormente, o presidente declarou que, por ora, não vê necessidade de aplicar a medida.
Os protestos ganharam força após uma série de incidentes envolvendo agentes do ICE, incluindo o disparo que resultou na morte de uma cidadã norte-americana.
Por Sputnik Brasil