Trump convida líderes do Paraguai, Canadá, Egito e Turquia para Conselho da Paz em Gaza
Iniciativa busca reunir chefes de Estado para atuar em regiões de conflito, com foco inicial na Faixa de Gaza
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ampliou os convites para integrar o Conselho da Paz para Gaza, iniciativa idealizada por ele para promover a pacificação internacional. Além dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Javier Milei, Trump convidou o presidente do Paraguai, Santiago Peña, por meio de carta enviada ontem, 16, a diferentes líderes mundiais.
Em postagem na rede social X, Peña agradeceu o convite e afirmou: "Assumimos com honra a responsabilidade de trabalhar junto com os Estados Unidos por uma paz duradoura para todos". O presidente paraguaio ainda destacou que "esta nova organização internacional tem como finalidade atuar em regiões afetadas por conflitos, concentrando-se na Faixa de Gaza".
De acordo com a agência Associated Press (AP), o Conselho da Paz foi inicialmente concebido para atuar na pacificação em Gaza, mas vem ganhando contornos mais amplos, com o objetivo de intervir em outras crises internacionais e, eventualmente, rivalizar com as Nações Unidas.
Segundo a AP, outros líderes convidados para a iniciativa incluem o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e os presidentes do Egito, Abdel-Fattah Al-Sissi, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.