INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL

Mercosul pode negociar acordo comercial com o BRICS, diz presidente pro tempore

Santiago Peña, presidente do Paraguai e atual líder rotativo do Mercosul, afirma abertura do bloco para possível negociação com o BRICS, após assinatura de acordo histórico com a União Europeia.

Publicado em 17/01/2026 às 17:22
Santiago Peña, presidente do Paraguai, sinaliza abertura do Mercosul para acordo comercial com o BRICS. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O Mercosul está aberto à possibilidade de fechar um acordo comercial com o BRICS, segundo declarou Santiago Peña, presidente do Paraguai e atual presidente pro tempore do bloco sul-americano. A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa realizada em Assunção, capital do Paraguai.

Questionado sobre a disposição do Mercosul em negociar com o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, Peña foi categórico: “Sim, absolutamente”, respondeu o mandatário.

A declaração ocorre em meio à assinatura do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, que resultará em uma das maiores zonas de livre comércio do planeta, abrangendo cerca de 750 milhões de pessoas.

Vale destacar que o Brasil integra tanto o Mercosul quanto o BRICS, o que pode facilitar futuras negociações entre os blocos.

Por Sputnik Brasil