Mercosul-UE: acordo sinaliza apoio ao comércio global diante do protecionismo
Assinado em Assunção, pacto entre Mercosul e União Europeia reforça integração econômica e atrai novos investimentos.
O governo brasileiro destacou neste sábado, 17, que o acordo firmado entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, responsável por criar um dos maiores blocos econômicos do mundo, representa o resultado do empenho conjunto na expansão das redes comerciais entre países latino-americanos e europeus.
"Em um contexto internacional de crescente protecionismo e unilateralismo comercial, o acordo é uma sinalização em favor do comércio internacional como fator para o crescimento econômico", afirmou o Executivo em factsheet divulgado após a cerimônia de assinatura realizada em Assunção, no Paraguai.
O documento ressalta ainda que o pacto "acelera um ciclo virtuoso de inserção internacional" do Mercosul, ao ampliar o interesse de parceiros externos em negociar entendimentos com o bloco. Segundo o governo, a iniciativa proporciona avanços significativos em termos de acesso ao mercado europeu e atração de investimentos para os países membros.
Entre os dados destacados, o acordo envolve cerca de 718 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) conjunto de aproximadamente US$ 22,4 trilhões.