DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Acordo com Mercosul fortalecerá atuação em cenário geopolítico instável, afirma António Costa

Presidente do Conselho Europeu destaca importância do pacto entre Mercosul e União Europeia para cooperação e estabilidade global.

Publicado em 17/01/2026 às 14:12
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou neste sábado, 17, que a assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia, criando a maior área de livre-comércio do mundo, representa uma mensagem clara ao mundo. Segundo ele, trata-se de um compromisso com o comércio livre, baseado em regras de multilateralismo e no direito internacional como fundamentos das relações entre países e regiões.

Costa ressaltou que o pacto foi firmado em nome da abertura e cooperação, em contraposição ao isolamento e ao uso do comércio como instrumento geopolítico. “O acordo pode até chegar tarde, mas chega no momento mais oportuno”, avaliou durante a cerimônia de assinatura realizada no Paraguai.

De acordo com o presidente do Conselho Europeu, a intenção é criar esferas de prosperidade compartilhada. “Não pretendemos dominar nem impor, mas sim reforçar os vínculos entre cidadãos e empresas para gerar riqueza de forma sustentável. Não buscamos criar dependências, e sim construir redes de comércio, regras e confiança. Enquanto alguns erguem barreiras e outros violam normas de concorrência leal, nós construímos pontes e pactuamos normas”, afirmou.

Para Costa, o acordo será fundamental para avançar em um cenário geopolítico cada vez mais turbulento, sem abrir mão de valores essenciais. “Juntos, somos mais fortes para enfrentar os desafios”, concluiu.