INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL

Mercosul e União Europeia iniciam cerimônia histórica de assinatura de acordo

Após 26 anos de negociações, bloco sul-americano e UE formalizam pacto que cria maior área de livre-comércio do mundo.

Publicado em 17/01/2026 às 12:44
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A cerimônia de assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE) teve início na manhã desta segunda-feira, em Assunção, Paraguai. O evento reúne líderes como o presidente do Paraguai, Santiago Peña; do Panamá, José Raúl Mulino; da Argentina, Javier Milei; do Uruguai, Yamandú Orsi; da Bolívia, Rodrigo Paz; além da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e do presidente do Conselho Europeu, António Costa. O Brasil está representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O ato solene ocorre no Grande Teatro José Asunción Flores, no Banco Central do Paraguai, mesmo local onde foi assinado o tratado fundador do Mercosul em 1991. A cerimônia começou com discursos dos chefes das delegações dos países membros do Mercosul e da União Europeia. Em seguida, o acordo será assinado pelos ministros das Relações Exteriores e haverá a tradicional foto oficial. A transmissão está sendo realizada pela TV do Paraguai.

Considerado o acordo mais relevante já celebrado pelo Mercosul em termos de acesso a mercados, o pacto cria a maior área de livre-comércio do planeta, coroando 26 anos de negociações. Juntos, Mercosul e União Europeia reúnem cerca de 720 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto combinado de aproximadamente US$ 22 trilhões. O acordo prevê atingir o patamar máximo de liberalização em até 15 anos.

Para entrar em vigor, o tratado ainda precisa ser ratificado pelo Parlamento Europeu e pelo Parlamento de pelo menos um dos países do Mercosul.